Metaverso – A nova experiência da internet
Se você acha que unir o mundo real com o mundo virtual é uma utopia ou um assunto de ficção, é porque ainda não conhece o metaverso. O termo que resulta da soma das palavras meta e universo, e que significa "além do universo", promete transformar o ambiente virtual em um novo mundo. Mas, será que você está preparado? Pensando nisso, este artigo vai ajudar você a entender melhor essa tecnologia e a ficar por dentro dos perigos e impactos dessa grande transformação.
3 Características do Metaverso
1. Um espelho do mundo real
A primeira característica é a experiência tridimensional que possibilita aos usuários terem a sensação de estar dentro da própria Web. Se hoje a navegação está mais restrita à tela do dispositivo, com o metaverso isso mudará radicalmente! Um ambiente 3D será construído e experimentado através de fones de ouvido, óculos e outros meios, levando a uma imersão cada vez mais real e profunda.
2. Um ambiente de conexão e interação
O metaverso vai intensificar ainda mais as conexões e o modo como interagimos no espaço virtual, isso porque cada pessoa poderá criar o seu próprio avatar de acordo com suas características ou até como gostaria de ser. A partir disso, os avatares poderão marcar encontros, sair e realizar atividades juntos tanto de lazer quanto de trabalho.
3. Realidade Virtual e Aumentada
Toda transformação que o metaverso propõe só se torna possível graças à união da Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA). A RV é responsável por proporcionar um mergulho no mundo digital através de recursos como os óculos, já a RA possibilita a projeção de imagens e gráficos sobre o mundo real, fazendo com que tenhamos a impressão de que de fato estão ali. Essa combinação é o que dará vida ao metaverso.
Perigos e Impactos
Mas, junto com as mudanças surgem as preocupações. Quais são os impactos do metaverso? Quais perigos essa tecnologia traz? Podemos destacar três problemas: Privacidade, Vício e .
1. Privacidade
O forte interesse de empresas como Facebook e Google sugerem que as Big Techs desejam controlar esse mercado. Atualmente elas já detêm um enorme banco de dados dos seus usuários, e com o metaverso terão ainda mais facilidade em coletar as nossas informações. Uma vez que o metaverso depende de um conjunto de acessórios que promovem essa conexão entre o mundo real e virtual, esses novos aparelhos podem conter sensores capazes de reunir dados que serão mapeados por essas grandes empresas.
2. Distorções da realidade
Outro ponto de atenção é o fato de o metaverso ser um tipo de tecnologia que pode levar as pessoas à uma imersão a ponto de se desconectarem da realidade e ficarem reféns desse novo universo. Um perigo é o usuário utilizar esse espaço para fazer projeções pouco saudáveis como criar avatares em uma versão idealizada ou “perfeita”, agravando ainda mais a distância do mundo real.
3. Ética
Se hoje já enfrentamos problemas como discurso de ódio, assédio e fake news, com o metaverso tudo isso pode se intensificar. Sem a devida regulamentação, comportamentos como estes podem chegar a um nível muito mais difícil de ser controlado. Afinal, este é um ambiente muito mais complexo!
Apesar de parecer ser inevitável, a construção do metaverso ainda está em andamento e depende do avanço de muitas tecnologias. Por isso, ainda é tempo de se preparar e estar atento a toda essa transformação. Então espero que este artigo tenha lhe ajudado a conhecer mais sobre esse universo e a não estar desprevenido quando ele se consolidar.
Comments are closed.