Hard skills vs Soft skills – O que eu devo me preocupar mais?

Quem está atento às tendências do mercado de trabalho certamente já ouviu falar sobre dois termos que estão em alta: hard skills e soft skills. Estes dois nomes têm influenciado os processos de recrutamento e seleção, assim como têm sido decisivos para a permanência de alguém em um trabalho. Por isso, quem deseja conquistar uma vaga ou se manter de forma competitiva no mercado precisa conhecer muito bem sobre estas habilidades.

Para você não ficar por fora desse assunto, continue a leitura deste artigo e encontre as principais informações sobre hard e soft skills.

O que são as hard skills?

As hard skills representam as habilidades técnicas de um profissional. Ou seja, são aquelas competências adquiridas por meio de cursos que qualificam uma pessoa a exercer determinada atividade ou profissão.

Este é um tipo de conhecimento que pode ser facilmente comprovado por meio de certificados ou testes. Alguns exemplos de hard skills são os cursos de graduação, língua estrangeira, cursos técnicos e workshops.

Para ilustrar melhor o que são estas habilidades, imagine alguém que deseja atuar como engenheiro e outro como programador. A primeira pessoa precisará realizar uma graduação em Engenharia, já a outra precisará dominar a linguagem de programação. Estes conhecimentos são as hard skills de cada um.

O que são soft skills?

Traduzido para o português, o termo soft skills significa habilidades interpessoais. Ele está ligado ao comportamento e também a forma como aquele profissional se relaciona e lida com as outras pessoas.

Diferente das hard skills, este é um tipo de conhecimento difícil de quantificar ou medir. Afinal, não existe uma certificação que comprove as habilidades sociais de alguém. Além disso, as soft skills são mais difíceis de serem ensinadas ou assimiladas.

Ainda pensando no exemplo do engenheiro e do programador, para além da formação acadêmica ou do conhecimento técnico em programação, é necessário que estes profissionais possuam competências como cooperação, trabalho em equipe, criatividade, por exemplo. Caso contrário, dificilmente conquistarão uma oportunidade no mercado de trabalho.

Com qual eu devo me preocupar mais?

Mas afinal, entre estes dois tipos de habilidades qual tem o maior peso ou importância para o mercado de trabalho? Embora as duas sejam importantes para o desenvolvimento de um bom profissional, atualmente os recrutadores têm dado uma ênfase maior para as soft skills.

Segundo o relatório Tendências Globais de Talentos de 2019 divulgado pelo LinkedIn, 89% dos recrutadores dizem que quando uma contratação não dá certo, geralmente se resume a falta de alguma soft skill.

Ou seja, as habilidades interpessoais são fundamentais para quem deseja conquistar uma oportunidade ou se manter empregado. Mas, independente disso, o foco deve ser em como realizar tudo aquilo que se dispôs a fazer ao ser contratado. Para isso, será necessário empregar tanto os seus conhecimentos técnicos quanto as suas habilidades comportamentais.

Dessa forma, não terá erro! Então aproveite este artigo para pensar nas soft e hard skills que precisa desenvolver e compartilhar com quem também precisa entender mais sobre estes conceitos e se destacar no mercado de trabalho.