Blockchain – A tecnologia que você precisa conhecer

Uma tecnologia que promete revolucionar o mundo e as transações comerciais, sem dúvida, merece a nossa atenção. A Blockchain é mais um daqueles temas que dominam o universo tecnológico e que você precisa entender, para isso basta acompanhar este artigo e ficar por dentro sobre este assunto tão atual.

O que é blockchain?

Inicialmente, esta rede começou com a criptomoeda Bitcoin e depois foram sendo criadas outras moedas digitais. Porém, a Blockchain não se restringe apenas às transações financeiras, ela pode ser utilizada para rastrear e registrar escrituras de imóveis, ações da bolsa de valores, identidades digitais e outras informações.

A Blockchain nada mais é que um enorme banco de dados compartilhado que registra as transações dos usuários. Simplificando e fazendo uma analogia com a área da Contabilidade, esta tecnologia é como se fosse um livro contábil com informações como a quantia de uma transação, quem enviou, quem recebeu, quando esta transação foi realizada e em qual lugar ela está registrada.

Como funciona?

Na prática funciona assim, ao realizar uma transferência é utilizada uma chave privada para identificar o remetente e a transação ser registrada na rede. A partir disso, um bloco é criado contendo informações como assinatura digital, data e hora e a chave do destinatário e posteriormente transmitido para que seja validado.

A validação é realizada pelos mineradores, que verificam e registram as transações no bloco. Para que isso aconteça, eles precisam conseguir que a maioria da rede concorde que aquela transação é legítima e correta. Caso consiga, o minerador recebe uma recompensa em moedas digitais para que permaneça colaborando e tornando este processo sustentável.
Depois disso, o bloco é marcado com tempo e adicionado à Blockchain existente. A partir da criação de um novo bloco ele sempre irá carregar parte do anterior, fazendo com que se crie uma corrente ou cadeia de blocos, por isso o nome Blockchain.

O que tem de tão inovador?

Uma Blockchain é completamente diferente dos bancos de dados comuns, porque ela não é controlada por autoridades, como bancos, governos, empresas ou grupos. Quem administra são os próprios participantes que exercem o papel de controlar, auditar e decidir tudo sobre a rede. Ou seja, não há a necessidade de intermediários.

Outro fator que faz desta tecnologia tão revolucionária é que as transações são imutáveis, uma vez validada e registrada, esta movimentação se torna eterna e não pode ser alterada. Isso aumenta a confiabilidade desse tipo de rede.

Além disso, com a Blockchain, todas as transações são realizadas por meio de um processo descentralizado, 100% digital e totalmente criptografado.

Com tantos motivos fica difícil esgotar o assunto, mas tenho certeza que com estas informações já é possível desmistificar o que é Blockchain e principalmente te ajudar a entender porque esta tecnologia tem tudo para promover uma grande disrupção na economia global.