A realidade para tornar-se programador

A internet está cheia de gurus que prometem fórmulas mágicas para trabalhar pouco e ganhar muito, mas a verdade é que nenhum método, por melhor que seja, pode transformar alguém em um expert do dia para a noite e ainda ganhando rios de dinheiro. E esta verdade também se aplica para a carreira de programador! Então se você deseja tornar-se um bom programador, é importante entender a realidade até chegar lá e conhecer 3 etapas que precisará percorrer. Continue lendo o artigo e conheça estes passos.

1ª Etapa: Estude!

Apesar de não haver um curso de graduação específico para programadores, isto não significa que para atuar nesta profissão não seja importante ter uma boa formação. Pelo contrário, para ser um bom programador é necessário ter profundo conhecimento teórico e técnico sobre o assunto. E para desenvolver este conhecimento existem diversos cursos, assim como graduações de Tecnologia da Informação ou Ciência de Dados que podem ser um diferencial. Além disso, conhecimentos como raciocínio lógico e inglês são muito importantes para quem deseja atuar na área, o que demonstra o quanto esta carreira exige estudo e atualização contínua.

2ª Etapa: Escolha que tipo de programador quer ser!

Como este é um caminho que exige muito estudo, uma etapa importante para ganhar tempo e não demorar tanto para começar a atuar é focar em um tipo de programação. Afinal, esta é uma área muito ampla! Para fazer esta escolha você pode buscar desenvolvedores que já estão no mercado e conhecer um pouco mais do dia a dia de cada um, ou então entrar para sites e comunidades de programadores; assistir vídeos ou ouvir podcasts sobre o tema; ou começar estudando uma linguagem e vendo o quanto se identifica.

3ª Etapa: Desenvolva as suas soft skills!

Outro passo muito importante e que muitas vezes é deixado de lado, é desenvolver as habilidades interpessoais e sociais, conhecidas como soft skills. Engana-se quem pensa que apenas o conhecimento técnico é suficiente para formar um excelente programador, este tipo de profissional precisa ser curioso, criativo, inovador, ter a capacidade de solucionar problemas e possuir uma boa comunicação.

Ou seja, quando o assunto é tornar-se um programador, não existe passe de mágica! Não é possível virar um desenvolvedor em 3 meses e começar ganhando 5 mil por mês como alguns gurus dizem, mas é possível seguir essas 3 etapas e dar start na sua carreira da forma correta e de maneira promissora.