Outsystems, uma das melhores ferramentas low-code do mercado
O que é Outsystems?
É uma plataforma low-code de alto desempenho que permite a criação de aplicações de forma visual, usando pouco ou quase nenhum código. A plataforma traz produtividade às equipes possibilitando inovações contínuas nos projetos. Ajuda no desenvolvimento de aplicações atraentes levando inovação no ritmo que os negócios exigem. Ferramentas de desenvolvimento visual e automação com inteligência artificial ajudam desenvolvedores nos mais diversos desafios como, por exemplo, inovação no ambiente de trabalho, modernização de aplicativos, automação de processos de negócios e na experiência do cliente. A visualização de todas as etapas de um projeto facilita a interpretação de toda a equipe. Graças a isso, desenvolvedores não precisam conhecer códigos em detalhes, embora uma experiência ajude muito a entender a lógica, a forma como uma aplicação é configurada e a entender os fluxos de trabalho em um projeto.
Pontos em destaque
A rapidez é um dos destaques da plataforma. Com mecanismos para um desenvolvimento mais rápido e menos complexo, a plataforma atrai a atenção de desenvolvedores e empresas. Na programação tradicional, um projeto de porte razoável pode levar facilmente seis, sete meses de trabalho e com uma equipe de pelo menos sete programadores, por exemplo. Com a Outsystems, a mesma aplicação pode ser concluída em muito menos tempo, com apenas dois desenvolvedores usando a plataforma.
A plataforma também é ágil, pois está pronta para ser integrada facilmente com outros aplicativos. Pode-se usar Outsystems no frontend e integrar com outros sistemas que já existam no backend, por exemplo.
Escalar é um dos verbos mais relevantes no ecossistema da plataforma, suportando uma quantidade enorme de usuários, na casa dos milhões. A plataforma atende até mesmo aos requisitos mais complexos de clientes com escalabilidade horizontal e vertical, que suporta infraestrutura nativa em nuvem.
As validações de segurança, desde o desenvolvimento até a implementação e tempo de execução, garantem que as aplicações que você cria com a OutSystems sejam realmente seguras. Além do mais, você conta com proteção contínua para DDOS e outras ameaças comuns. Toda e qualquer nova ameaça identificada é automaticamente incluída em todas as aplicações.
Graças a um cache inteligente, o desenvolvimento de aplicações apresenta grande performance. A resolução de problemas também é amplamente facilitada com dashboards que monitoram de maneira compreensiva a performance, aplicações instrumentadas, além de erros, auditorias e performance logs.
Como iniciar com a Outsystems?
Assim como foi criada com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de aplicações que, por padrão, é demorado, aprender a trabalhar com a plataforma é literalmente simples. São muitos os desenvolvedores atualmente usando a plataforma, compartilhando seus conhecimentos e experiências em fóruns e blogs. Além disso, a empresa disponibiliza documentação farta para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre Outsystems.
Uma das opções que a empresa oferece são os cursos para desenvolvedores iniciantes ou avançados, sobre os mais diversos temas: desenvolvimento mobile; desenvolvimento frontend; design de UI/UX; análise de negócio; entre outros, tudo no contexto Outsystems.
Para quem já pretende trabalhar com a tecnologia num nível mais profissional, algumas certificações são essenciais, comprovando os conhecimentos adquiridos na plataforma. Atualmente, a Outsystems disponibiliza três níveis de certificação. O primeiro é o Associate, mais básico, focado nos princípios fundamentais da plataforma, dividido em duas áreas: programação web e mobile. Para quem já se encontra num nível intermediário de conhecimento, o nível Professional é o próximo passo. No entanto, se faz necessário ter passado com sucesso o nível anterior e possuir 6 meses de experiência como “associate developer”. Por fim, existe o nível Expert, exigindo mais de 12 meses de experiência como “professional developer” e grande domínio da plataforma.
Programação tradicional
A princípio, a plataforma parece ser uma das responsáveis por “matar” a programação tradicional, tamanha a facilidade que oferece para o desenvolvimento em pouquíssimo tempo. Mas isso não é verdadeiro.
Desenvolvedores tradicionais sempre serão importantes em todo o processo. Até porque, aplicações mais complexas exigem conhecimentos maiores e, sem dúvida, não será possível integrar todos os sistemas já criados com uma plataforma low-code, falando de forma geral. Isso ilustra o fato de que plataformas low-code trazem realmente eficiência e produtividade mas não vão substituir por completo a forma tradicional de desenvolvimento. O desenvolvimento low-code e o desenvolvimento tradicional se completam e nós estamos tirando o máximo proveito de tudo isso atualmente.
Conclusão
A plataforma possibilita a integração com muitas aplicações corporativas já existentes, o que a posiciona à frente de muitas outras plataformas semelhantes no mercado. Além disso, sustenta de forma consistente a demanda na criação de aplicativos móveis e para a web. A experiência de usuário é ampliada com a possibilidade de uso de muitos modelos padronizados, em quaisquer dispositivos utilizados.
Comments are closed.