O que devo fazer para ser um programador?
Com o mercado de tecnologia evoluindo a cada segundo, é comum que as pessoas se interessem por adentrar nesse cenário, almejando uma carreira de sucesso. Ser um programador requer algumas habilidades, que podem ser treinadas e aprimoradas com estudo e dedicação. Mas além disso, quais conhecimentos são realmente importantes para alguém se tornar um programador? Aqui vão alguns caminhos que você pode seguir, para alcançar esta profissão tão desejada e tão concorrida nas empresas do mundo inteiro.
O que faz exatamente um programador?
Um programador (também chamado de desenvolvedor de software) é o responsável por criar programas que vão ser utilizados nos mais diversos dispositivos: computadores, celulares, PDVs, televisores, tablets, entre outros. Para isso, este profissional utiliza as chamadas linguagens de programação. As linguagens existem para serem uma ponte entre programadores e dispositivos, é a forma que utilizamos para conversarmos de uma forma mais amigável e utilizarmos todos os recursos destes dispositivos.
Quais as linguagens que um programador deve conhecer?
Existem muitas linguagens - o código de um software - disponíveis para o desenvolvimento de software e algumas são bem populares. Dentre elas, podemos citar Java, C, C++, C#, Python, VB .NET, PHP, JavaScript, Delphi/Object Pascal e Swift. Nos últimos tempos, o mercado de tecnologia vem apresentando plataformas que permitem o desenvolvimento de software com pouco ou praticamente nenhum código, as chamadas plataformas “noCode” e “lowCode”. São várias plataformas sendo criadas com esse objetivo e dentre elas podemos citar a Bubble, a Mendix, a Cronapp, a OutSystems, entre outras.
Quais habilidades um programador deve ter?
Eu poderia destacar 5 habilidades que todo programador deve buscar, com base em minhas experiências de anos em tecnologia:
- Gostar muito de resolver problemas;
- Saber inglês;
- Ter sede de aprender, de estudar;
- Ser autodidata;
- Ter bom raciocínio lógico;
- Gostar de café! (essa é pra descontrair, mas não deixa de ser verdade!).
Todas são habilidades que podem ser treinadas. Algumas vêm de berço, a gente sabe.
Que outros conhecimentos um programador deve buscar?
O cenário do desenvolvimento de software tem outros personagens importantíssimos e que precisam ser estudados para o sucesso na carreira do desenvolvedor: banco de dados, regras de negócios, gestão de projetos são apenas alguns desses conhecimentos que todo programador deve ter em seu radar.
Banco de dados
Normalmente, os programas trabalham com dados que precisam ser guardados e consultados. Organizar e armazenar esses dados faz parte desse quesito. Conhecer os diversos bancos de dados, suas características, estudar modelagem de dados para organizar as informações e as conexões de cada uma delas é importantíssimo para a carreira de um programador.
Regras de negócios
Entender os padrões que regem as empresas e seus processos, definindo dessa forma como seus produtos de software deverão funcionar, é outro dos requisitos importantes que todo programador deve ter em sua grade de estudos.
Gestão de projetos
Planejar, organizar e conduzir. Gestão de projetos é mais um requisito importantíssimo para o sucesso na carreira de um programador. Conhecer técnicas de gestão é indispensável para o currículo de um bom programador.
Onde aprimorar meus conhecimentos como programador?
Faculdades, cursos presenciais ou online, livros, mentorias, existe uma infinidade de possibilidades para as pessoas que desejam buscar conhecimento e mergulhar de cabeça na carreira de programador. Não há uma regra específica que diga que o caminho correto é esse ou aquele, tamanha a quantidade de informações que existem hoje disponíveis por toda a internet. O importante é ter a iniciativa para procurar e absorver bons conteúdos, experimentar todas as possibilidades e se dedicar bastante nesse processo de aprendizado.
Um bom programador é, além de tudo, persistente e resiliente. Qualidades que o destacam nessa carreira tão concorrida, tão desejada e tão importante neste mundo digital em que vivemos.
Comments are closed.