O perigo das “Sombras tecnológicas”

Shadow IT é um termo em inglês que significa “TI das sombras”, popularmente conhecido no Brasil como “TI invisível”. Esse conceito está ligado à utilização de qualquer sistema, software, aplicativo ou serviço não aprovado pelo departamento de TI de uma empresa. 

O Shadow IT vem se tornando frequente nos ambientes de trabalho, principalmente dentro das empresas brasileiras. O avanço desse tipo de comportamento tem complicando a vida das equipes de TI, pois dificulta o monitoramento das movimentações internas.   

Segundo alguns estudos, cerca de 63% dos funcionários de uma empresa enviam documentos de trabalho para seus e-mails pessoais, ou os compartilham por meio de plataformas que estão fora da rede de monitoramento da equipe de TI. Sem falar no uso de notebooks e smartphones  pessoais para resolver assuntos referentes ao trabalho. Tudo isso faz com que os dados e informações da empresa se tornem vulneráveis e expostos a qualquer tipo de ataque externo.

Portanto, o Shadow IT pode esconder diversos problemas  dentro de uma empresa, mas para isso existem algumas soluções. Uma das atitudes a serem tomadas para reverter esse quadro diz respeito ao monitoramento da rede. Porém, é importante que ele aconteça com atenção e qualidade, visando identificar os pontos de vulnerabilidade. O acesso de terceiros a determinados documentos e informações da empresa, também precisa ser restrito. Esses pontos são os principais, pois um mau monitoramento pode trazer sérios transtornos para uma organização. Uma outra atitude necessária é conscientização da equipe sobre o perigos de se compartilhar documentos de trabalho, mesmo entre funcionários do mesmo setor.

Como vimos, o TI invisível, ou Shadow IT, pode causar sérios problemas, por isso é importante identificar as vulnerabilidades que levam a essa prática, a fim de reduzir os riscos que podem comprometer as empresas.