Citizen Developer: Solução ou Ameaça?

O conceito Citizen Developer se refere a uma pessoa que cria soluções digitais - mesmo que ela não possua formação na área. Com a chegada desses profissionais, a responsabilidade de desenvolver aplicações, que antes era restrita ao setor de TI, passa a ser compartilhada. Essa nova lógica de trabalho tem causado uma grande revolução nas empresas e ao mesmo tempo traz muitas dúvidas.

Uma das grandes questões a serem respondidas é: Afinal, os Citizen Developers são uma solução ou uma ameaça para a Tecnologia da Informação? Com este artigo você entenderá melhor os possíveis riscos e os benefícios da atuação de um Citizen Developer e conseguirá responder a esta pergunta.

Os Citizen Developers colocam em risco os profissionais de TI?
O interesse crescente das empresas em desenvolver mais Citizen Developers leva a muitos profissionais de TI terem receio de serem substituídos. Mas a verdade é que existem demandas que apenas os profissionais com formação técnica conseguem atender. Ou seja, com a chegada do Citizen Developer na empresa, os projetos que não demandam conhecimentos complexos saem da responsabilidade da TI, o que torna o setor mais produtivo e estratégico.

Os Citizen Developers são um risco para a segurança?
Os Citizen Developers, muitas vezes, são vistos como uma ameaça para a segurança da informação nas empresas. Isso acontece por diversos motivos, mas um dos principais é confundir esses profissionais com o modelo Shadow IT, que se refere aos usuários ou setores que investem em soluções fora do conhecimento da TI. Mas, nesse caso, não há com o que se preocupar, pois o Citizen é alguém que trabalha conforme os parâmetros determinados por profissionais de tecnologia e as diretrizes da empresa.

Agora que já vimos que os Citizen Developers não são uma ameaça, vale ressaltar que esse profissional oferece para o próprio segmento de Tecnologia da Informação grandes vantagens. Uma delas é permitir que a área de TI disponha de mais tempo para se dedicar a projetos específicos que exijam um conhecimento técnico maior e ainda reduzir a pressão sobre o departamento, permitindo que mais processos sejam automatizados de forma mais ágil por outros profissionais.

Assim, podemos afirmar que capacitar e incentivar um colaborador a se tornar um Citizen Developer é necessariamente melhorar as condições de trabalho, aumentar a capacidade de entrega e ganhar um aliado para a área de TI.