5G – AFINAL, O QUE VAI ACONTECER?

Engana-se quem acha que a revolução 5G tem relação apenas com a velocidade da internet. Do termo “Generation” (em inglês), a letra G e o numeral 5 que a precede indicam que essa é a quinta geração de padrões para redes móveis, que sucede, obviamente, gerações anteriores - 3G e 4G. Mas esta nova geração, a 5G, muda bastante o cenário com a tecnologia empregada e os benefícios colhidos por isso: as redes 5G serão capazes de conectar “um mundo além dos aparelhos celulares”.

De uma forma geral, Huawei, Samsung, Nokia e a Ericsson, são algumas das empresas mundiais que podem ser destacadas no trabalho de padronizar tudo o que a quinta geração de tecnologia celular deve oferecer.

E como a tecnologia 5G vai funcionar, exatamente?

Basicamente, da mesma forma que as tecnologias anteriores: por meio de ondas de rádio emitidas por antenas, mas utilizando faixas de frequências diferentes, mais suscetíveis à presença de obstáculos físicos. Isso significa que em áreas urbanas, com muitas construções, por exemplo, a tendência é que o alcance seja menor, exigindo a instalação de antenas menores e muito mais próximas ao solo, o que provavelmente exigirá a mudança da infraestrutura já existente.

A quantidade de usuários e dispositivos na área de cobertura será muito maior, pois o novo padrão oferece uma quantidade maior de conexões simultâneas e velocidade de transferência de dados superior: usuários ocuparão por menos tempo a infraestrutura. De acordo com especialistas, o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.

A ideia é que mais aparelhos acessem a internet simultaneamente e permaneçam conectados: celulares, carros, relógios, eletrodomésticos, quaisquer tipos de dispositivos eletrônicos.

E sobre a velocidade do 5G?

A previsão otimista é que a velocidade da tecnologia 5G seja de 10 a 100 vezes mais rápida que as melhores conexões da geração imediatamente anterior, a 4G. Imagine baixar uma foto, filmes ou música, com apenas 1% do tempo que é necessário atualmente. Um arquivo que hoje necessite de 5 minutos para download, necessitaria de apenas 3 segundos com a nova tecnologia. Já imaginou poder baixar um filme HD em cerca de um minuto? Ou baixar um jogo como o "PUBG Mobile", com 2 GB de armazenamento, em menos de dois minutos?

É claro que alguns complicadores podem impedir que esse tempo seja alcançado de forma regular, mas na prática, o tempo não será muito maior que esse.

Quais as verdadeiras intenções por trás do 5G?

Não há dúvida que depois de totalmente implementada, a tecnologia 5G será um grande passo para nossa sociedade. Devido ao grande número de conexões simultâneas e velocidade, muitos recursos serão totalmente possíveis num futuro bem próximo: procedimentos em tempo real, como cirurgias e uso de carros autônomos, pra dar apenas alguns exemplos, serão o novo normal.

A tecnologia permitirá que aplicações que requerem mais velocidade e menos latência ganhem mais espaço no nosso dia-a-dia. Para quem gosta de vídeos e jogos, será um prato cheio de possibilidades. Filmes transmitidos sem interrupções, videochamadas bem mais próximas da perfeição, jogos com respostas bem mais sensíveis aos comandos, isso tudo já dá uma noção do que a tecnologia vai proporcionar a cada um de nós muito em breve.

Muito importante dizer que boa parte dos celulares deverão ser substituídos para usufruir da nova tecnologia Sim, será necessário comprar um novo smartphone para conectar-se usando o 5G. Uma grande parte dos dos modelos existentes ainda usam o padrão 4G ou outros inferiores.

A tecnologia 5G e a internet das coisas

Isso é um fato: com a tecnologia 5G, veículos autônomos farão parte do nosso cotidiano com muito mais frequência. Carros, ônibus e outros veículos mais pesados dividirão espaço com os veículos tradicionais, mas sem dúvida com um risco muito menor de acidentes.

O sonho de uma casa muito mais conectada também vai se tornar realidade. Uma grande parte dos eletrodomésticos atuais serão conectados entre si, proporcionando um bem-estar e um controle natural das coisas dentro de sua residência, permitindo criar cenários configuráveis para cada indivíduo, num nível muito maior do que conhecemos atualmente.

Imaginem cidades mais inteligentes, totalmente conectadas: com uma latência menor e muito mais velocidade, as conexões e troca de dados entre diversos dispositivos eletrônicos serão muito maiores, permitindo, por exemplo, que veículos trafeguem e ofereçam maior comodidade aos seus passageiros em relação a horários e trajetos, corrigindo rotas com a ajuda de inteligência artificial.

Ou seja, a tecnologia 5G é muito mais que uma simples evolução das atuais tecnologias de conectividade móvel. Tudo o que utilizamos hoje em dia, em especial com o uso da internet, serão altamente impactados e as possibilidades amplamente potencializadas.

As vantagens e desvantagens da tecnologia 5G

São muitas as vantagens que já podemos identificar com a chegada da tecnologia 5G:

• Velocidade muito mais alta
• Melhor disponibilidade de operação da rede de telefonia
• Latência mais baixa
• Muito mais conexões simultâneas
• Espectro de frequências mais longo
• Menor consumo de energia

Mas ainda há alguns problemas a serem enfrentados:

• políticas públicas no setor de telecomunicações
• mais da metade do território nacional ainda não tem acesso ao 4G
• compatibilidade com a tecnologia anterior
• necessidade de maior quantidade de antenas
• custo alto na aquisição de aparelhos de celular prontos para a nova tecnologia

Apesar disso, essa nova geração - que já está disponível em muitos países - a visão otimista de analistas sacramenta que a tecnologia 5G vai mesmo mudar mesmo a vida das pessoas, proporcionando mais velocidade, estabilidade e disponibilidade, maiores velocidades de tráfego de dados, quantidade de conexões por espaço, favorecendo a acessibilidade à Internet por parte de mais usuários e dispositivos diversos. As conexões do futuro realmente já estão entre nós.