AppSmith, uma ferramenta de desenvolvimento low-code

O que é Appsmith?

O AppSmith é uma ferramenta de desenvolvimento low-code que ajuda na criação rápida de aplicativos. Você pode arrastar e soltar componentes para construir a interface do usuário. O AppSmith simplifica a integração entre a interface do usuário e as fontes de dados. A ferramenta ainda suporta JavaScript para adicionar lógica, transformar dados e definir fluxos de trabalho complexos.

Você pode criar qualquer coisa, desde aplicativos CRUD simples até complicados fluxos de trabalho de várias etapas com algumas etapas simples:

  • Conecte-se a uma fonte de dados: integre-se a uma fonte de dados, como um banco de dados ou uma API. O AppSmith oferece suporte plug-and-play para muitos bancos de dados e a interface de API REST para conectar-se com a maioria das ferramentas.
  • Build UI: use widgets integrados personalizáveis para criar um layout de aplicativo.
  • Dados de acesso: conecte a interface do usuário à fonte de dados escrevendo consultas e vinculando os dados aos widgets. Controle tudo com JavaScript.
  • Colaborar, implantar, compartilhar: AppSmith também suporta controle de versão com Git para rastrear alterações, criar reversões e colaborar usando git branches. Implante o aplicativo e compartilhe-o com outros usuários.

Utilizando o AppSmith

A ferramenta oferece um ambiente de arrastar e soltar para criar front-ends, banco de dados e conectores de API para fortalecer back-ends, recursos de codificação JavaScript incorporados bastante simples, além de facilitar a publicação e o compartilhamento de aplicativos.

Fontes de dados

Você pode se conectar a fontes de dados do AppSmith usando suas conexões diretas ou usando uma API REST. Algumas fontes de dados compatíveis incluem Amazon S3, ArangoDB, DynamoDB, ElasticSearch, Firestore, Google Sheets, MongoDB, Microsoft SQL Server, MySQL, PostgreSQL, Redis, Redshift, Snowflake e SMTP (para enviar e-mail). Muitos deles, claro, não são considerados bancos de dados convencionais. O AppSmith criptografa suas credenciais e evita o armazenamento de dados retornados de suas consultas. Ele usa pools de conexões para conexões de banco de dados e limita o número máximo de consultas que podem ser executadas simultaneamente em um banco de dados para cinco, o que pode se tornar um gargalo se você tiver muitos usuários e executar consultas complexas. O AppSmith também oferece suporte a conectores de API, alguns dos quais são considerados bancos de dados convencionais.

Interfaces de usuários

O AppSmith oferece diversos widgets, incluindo contêineres e controles. Você pode arrastar e soltar widgets que podem ser redimensionados mantendo suas proporções nas mais diversas telas. Esse, por sinal, é um dos recursos que mais caracteriza as ferramentas no-code e low-code: a facilidade de criar aplicações apenas posicionando e conectando elementos na tela.

Acesso a dados

Você pode criar e testar consultas em cada uma de suas fontes de dados. Os resultados da consulta são armazenados na propriedade de dados de objetos de consultas, que podem ser acessados utilizando a linguagem JavaScript.

Você pode usar consultas para exibir dados brutos ou transformados em um widget, exibir listas de dados em menus suspensos e tabelas e inserir ou atualizar dados capturados de widgets em seu banco de dados. O AppSmith é reativo. Isso significa que widgets são atualizados automaticamente sempre que os dados na consulta são alterados.

Utilizando JavaScript

Você pode usar JavaScript facilmente no AppSmith. Você pode fazer referência a cada elemento como uma variável e executar todas as funções e operações JavaScript nelas. Isso significa que você pode fazer referência a todos os widgets, APIs, consultas e seus dados e propriedades associados em qualquer lugar em um aplicativo.

Os widgets no Appsmith

Os widgets incluem a maioria dos componentes que você esperaria encontrar em um construtor de interfaces que utiliza o conceito de “arrastar e soltar”. Eles incluem controles simples, como controles de texto, entrada de dados e botões; guias, formulários e controles de mídia, como fotos, players de vídeo, entrada e saída de áudio, um controle de câmera para fotos e vídeos e scanner de códigos.

Com a palavra, Abhishek Nayak, o CEO da AppSmith

Abhishek Nayak, co-fundador e CEO da empresa, costuma dizer que trata-se de um produto “voltado para desenvolvedores que desejam avançar mais rápido” quando o assunto é a criação de aplicativos internos.

Abhishek ainda afirma que o foco da empresa são “aplicativos usados por membros internos da equipe” e não por clientes externos. “Ele faz as coisas muito mais rápido para um desenvolvedor e é por isso que você pode considerar isso como um produto low-code, porque significa que um desenvolvedor está escrevendo menos linhas de código”, explica.

Neste ano de 2023, há uma previsão de que a empresa tenha funcionários em mais de 30 países pelo mundo, ajudando na construção de uma força de trabalho bem diversificada.

Contando com mais de 7 mil usuários ativos, a AppSmith concentra seus esforços agora na comunidade low-code e os planos são desafiadores: são oferecidos cerca de 5 a 10 templates novos todos os meses, contemplando uma variedade de casos possíveis. E os usuários da ferramenta vêm colaborando com a biblioteca de templates, sugerindo modelos ou compartilhando suas próprias criações.

Nas palavras de Abhishek Nayak, “toda empresa precisa criar aplicativos personalizados (um processo lento, repetitivo e caro), que requer trabalho na UI, integrações, codificação da lógica de negócios, gerenciamento de controles de acesso e, finalmente, implantação do aplicativo. Estamos oferecendo aos usuários acesso gratuito a uma biblioteca de templates pré-criados totalmente personalizáveis. (…) Realmente, o aplicativo de modelo oferece tudo o que eles precisam e a capacidade de modificar como quiserem para suas necessidades específicas”, conclui.

Planos

A versão gratuita e de código aberto do AppSmith é uma alternativa viável, desde que não haja a necessidade de suporte prioritário, SAML, SSO ou mais de três repositórios Git privados. No entanto, caso sejam necessários esses recursos, assim como controles de acesso personalizados, logs de auditoria, backup e restauração ou marca personalizada, será necessário adquirir o plano pago do AppSmith Business.

Caso você esteja procurando uma ferramenta para desenvolver aplicativos departamentais internos, sugiro que experimente a versão gratuita e de código aberto do Appsmith. Testá-lo na nuvem é mais simples do que realizar a auto-hospedagem, porém, se você adotar o produto, poderá eventualmente optar por auto-hospedá-lo.

Conclusão

Em resumo, o AppSmith é uma ferramenta poderosa e versátil para desenvolvimento de aplicativos, que oferece uma ampla variedade de recursos para tornar a criação, personalização e implantação de aplicativos mais fácil e eficiente. Com sua interface de arrastar e soltar, editor de código flexível, implantação fácil e uma comunidade ativa, o AppSmith é uma ótima opção para desenvolvedores que buscam uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos robusta e de alta produtividade.