15 negócios que podem ser criados em um mês

O avanço da tecnologia associado à revolução no-code, tornou mais fácil a abertura de negócios online. Não há como negar que as plataformas sem códigos, mesmo com limitações, facilitam muito o desenvolvimento de projetos e negócios.

Diante disso, resolvemos listar 15 ideias de negócios que podem ser lançadas em 1 mês ou até mesmo em poucas horas, dependendo da sua complexidade.

Podcast

O primeiro negócio da nossa lista é o podcast. Apesar de não gerar tanto lucro para seus desenvolvedores, os profissionais de marketing acabam investindo na produção desses áudios para divulgação de seu trabalho e conteúdo.

O Descript é uma ferramenta no-code excelente para gravar, transcrever e editar seu podcast, mesmo para quem não possui experiência em engenharia de áudio.

Blog

Uma outra opção é a criação de um blog, nele você pode compartilhar suas ideias em questão de minutos.

Existem diversas plataformas no-code que podem auxiliar na criação de um blog, mas indico três delas, o WordPress, Webflow e Squarespace.

Comércio eletrônico ou venda de produtos físicos

A próxima dica de negócio é a venda de produtos online. Essa opção pode render um bom lucro para seus donos, mas tudo vai depender do produto e do investimento. Uma ferramenta excelente para quem se interessa por esse modelo de negócio é o Shopify, essa plataforma possui um back-end bem robusto, o que torna o processo rápido e fácil. Contudo, uma das desvantagens do Shopify é o seu custo bem elevado, quando comparado a outras plataformas.

A Webflow também é uma ótima opção, principalmente para aqueles que procuram ferramentas mais avançadas. Mas se você deseja uma plataforma com a interface mais amigável, aposte na Squarespace.

Comércio eletrônico para venda de produtos digitais

Outra dica de negócio é a venda de produtos digitais, como ebooks, cursos, mídias ou até mesmo arte digital. Você pode utilizar ferramentas como o Gumroad ou o Patreon. Essas plataformas auxiliam no processo de venda, tornando o trabalho mais rápido e fácil.

Cursos

Se você é um professor ou simplesmente deseja transmitir seu conhecimento para as pessoas, criar um curso online pode ser uma ótima opção.

Nesse caso o Gumroad também é uma ótima opção, principalmente se você for iniciante. Essa ferramenta possui um back-end completo, o que facilita o crescimento no mercado digital.

Quadro de empregos

A quarta sugestão é a criação de um quadro de empregos. Essa é uma outra opção de negócio que pode ser lançada de forma rápida por meio de uma plataforma no-code. Para isso, você só precisa construir um quadro onde serão lançadas as vagas de emprego que estão em aberto.

As empresas pagarão para que suas vagas sejam publicadas neste lugar e aqueles que estão à procura de emprego poderão ter acesso a essas vagas disponíveis.

Uma ótima ferramenta para essa finalidade é o Webflow, com ele é possível criar e personalizar quadros e planilhas de forma rápida, confiável e descomplicada.

Modelos sem códigos

Um outro exemplo de negócio, diferente dos que já foram citados aqui, é a criação e venda de modelos sem base de códigos. Essa oportunidade se destina, principalmente, a quem consegue fazer modelos como bases airtable, lista de tarefas ou zaps, por meio das ferramentas sem códigos.

O Easlo é uma ótima opção para aqueles que desejam criar esses modelos de forma rápida, mesmo sem experiência na área.

Micro SaaS

Com o avanço da tecnologia, as micro empresas de softwares, também conhecidas como Micro Saas, se expandiram. Através do movimento no-code, abrir esse tipo de negócio ficou fácil, pois agora o desenvolvimento de softwares é um processo mais rápido e que dispensa o uso da linguagem de programação. Portanto, esse é um ótimo investimento.

Comunidade online

Uma excelente opção de negócio que se tornou mais comum com o surgimento das ferramentas no-code, são as comunidades online.
Com a criação de uma comunidade online é possível que todos os clientes sejam reunidos em um único lugar. Assim, a divulgação de trabalho e conteúdo fica mais rápida e simples.

O Squid community e o Circle são duas plataformas ótimas para essa finalidade, pois elas não precisam de codificação e auxiliam em todo o processo.

Aplicativos

Com o avanço de tantas plataformas no-code, o desenvolvimento de aplicativos se tornou algo ágil, intuitivo e acessível, além de poder se tornar uma oportunidade de negócio. O que antes só era possível para os programadores, se tornou possível a todos.

O Bubble é uma das principais plataformas utilizadas para criação de aplicativos. Essa ferramenta é completa e possui um back-end robusto, com ela o desenvolvimento de aplicativos se tornou algo simples.

Produção de serviços

A produção de serviços é um dos tipos de negócios mais fáceis que podem ser iniciados, principalmente pelo fato de que diversas ferramentas estão sendo desenvolvidas para auxiliar nesse processo.

Como o próprio nome já diz, a produção de serviços diz respeito ao uso das suas habilidades para criar qualquer serviço, seja ele um micro SaaS, uma comunidade, arte, um aplicativo, software, ou até mesmo design gráfico. A ideia é que você crie um produto para venda.

Curso baseado em Coorte

O Coorte é uma nova funcionalidade que permite o agrupamento dos usuários de uma determinada plataforma. Esses usuários são reunidos em cursos já disponíveis, de acordo com as características comuns de cada um.

Apesar de ser um trabalho complexo, existem diversas ferramentas no-code disponíveis no mercado que podem tornar esse processo mais simples. Esse serviço vai desde gerenciamento de turmas, registro dos alunos, calendário, acompanhamento de presença, tarefas e biblioteca de conteúdos.

A Virtually é uma excelente ferramenta que pode facilitar na parte de gerenciamento das turmas, assim como a Disco, Teachable e Luma.

Diretórios locais

A próxima dica da lista são os diretórios locais, ou melhor, catálogos virtuais. Você pode criar esses catálogos e incluir mercados, restaurantes ou outros estabelecimentos que pertençam a determinado local. Esses diretórios funcionarão como uma espécie de lista telefônica para consulta.

Algumas ferramentas que podem ajudar a planejar e montar um diretório são o Parsehub e o Simplescraper.

Marketplace

A penúltima dica da nossa lista é o Marketplace, um modelo de negócio altamente promissor, que consiste na criação do próprio mercado de compra e venda online.

As ferramentas que podem ajudar nessa empreitada são: a Webflow, o Bubble e o Adalo. Essas plataformas são completas e eficientes, principalmente para quem deseja começar do zero.

Loja de brindes

A última dica da nossa lista é a criação de uma loja de brindes. Se você já possui um e-commerce ou pretende abrir um, você precisa conhecer duas plataformas no-code que irão facilitar seu trabalho, o Shopify e o Printful, Essas ferramentas trabalham juntas e ambas cuidam da compra e venda dos produtos, que são enviados ao cliente junto com brindes personalizados da loja.

Diante disso é possível observar que o movimento no-code tem contribuído com o avanço do comércio online. Pois, por meio dessas plataformas é possível criar empresas do zero em um curto período de tempo, tudo isso de forma rápida e simples. Assim, ficou fácil abrir a sua própria empresa e buscar a independência financeira.