Tenho uma loja física e quero investir em um negócio online

Certo dia recebi uma ligação de um comerciante que estava em busca de um desenvolvedor. Ao chegar na reunião fiz a pergunta que faço a todo novo cliente:  -Qual a sua necessidade?

Ele disse que as vendas estavam devagar e queria investir no mercado online por acreditar em um alcance maior do seu público alvo. O mais curioso era seu entusiasmo pois ele estava disposto a pagar qualquer preço para criar uma loja virtual personalizada. Fui franco com ele como sou com todos, disse que era um” tiro no escuro” apostar todas as suas “fichas” numa loja virtual sem ter certeza que o produto dele “vingaria” na internet.

Dei algumas dicas a ele sobre o que fazer nesse caso, e quero compartilhá-las com vocês:

1º. Faça uma pesquisa sobre o mercado e as vendas de produtos iguais ou similares:

Veja se existem casos de sucesso, use-os como referência. Analise também se não existe uma quantidade muito alta de lojas como mesmo segmento.

2º. Faça uma pesquisa de mercado para entender se o produto interessa aos clientes:

Utilize ferramentas online para isso, como por exemplo o site https://pt.surveymonkey.com/ espalhe essa pesquisa entre seus conhecidos, peça para eles enviarem para algum conhecido também, assim você levanta dados suficientes para ter uma opinião formada sobre o produto ou serviço em questão.

3º. Comece sua loja virtual com plataformas prontas:

Criar uma plataforma “do zero” requer investimento, utilize plataformas prontas para iniciar o seu negócio, com isso você fará um teste sem investir muito, assim terá certeza se realmente compensará ou não vender seu serviço/produto on line.

Algumas opções de plataformas prontas:

http://www.uolhost.com.br/loja-virtual.html

http://www.locaweb.com.br/produtos/loja-virtual.html

4º. Invista em Marketing Digital:

Vender na internet não é uma tarefa fácil como se imagina, por isso, investir em marketing digital pode ser o caminho para o sucesso, mais informações para entender as ferramentas de publicidade do Google e Facebook  (https://www.facebook.com/business/)

5º. “Uma imagem, vale mais do que mil palavras”:

O dito popular não é bem esse, mas isso faz total diferença na venda de produtos pela internet. Fotos mau tiradas, escuras, sem qualidade, com plano de fundo desproporcional pode denegrir a impressão do consumidor interessado. Invista numa boa apresentação em imagens profissionais ou pelo menos semiprofissionais.

É isso… Espero ter ajudado!  Até o próximo.

About the Author

Léo Andrade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *